quarta-feira, 22 de setembro de 2010

México está em Perigo - Mas nem tanto assim...


Todo mundo sabe que atualmente o México é um dos países que mais sofrem com as chamadas guerra às drogas. Mas uma notícia postada no Papo Tabu deixou a nossa redação em estado de alerta, com todas as sirenes ligadas. Dizia, com foto e tudo: MÉXICO É MORTO EM TRANSAÇÃO DE DROGAS! Mas ao ler a matéria, é claro que não deu para acreditar: "No mais recente incidente de violência relacionada à droga a atingir o país, todos os 111 milhões de cidadãos do México, foram mortos nesta segunda-feira durante um tiroteio entre os cartéis de drogas rivais". Todos os habitantes morreram?! Ahh... pode ser uma linguagem figurada, né? Todos morreram no sentido de sensibilidade pela morte de milhões de pessoas... não seria isso? Afinal, a matéria tem fontes oficiais e até aspas!
Mais um trecho da notícia:
De acordo com a DEA (Drug Enforcement Administration), a violência foi provocada por uma transação de drogas fracassada envolvendo cerca de 20 kg de maconha, uma disputa que levou membros de baixo escalão do cartel Sinaloa a abrir fogo sobre traficantes locais em Culiacán. Em poucos segundos, o tiroteio se espalhou para Chihuahua, Michoacán, Yucatán, e, minutos depois, os outros 27 estados mexicanos, deixando todas as pessoas mortas no México.
"Ainda estamos reunindo os detalhes, mas parece que o incidente começou como um ato de retaliação contra Sinaloa por dois soldados do cartel Los Zetas", informou a  administradora da DEA, Michele Leonhart. "Os cartéis do Golfo e Tijuana então responderam, antes de serem emboscados por La Familia Michoacana e Los Negros. Nesse ponto, as testemunhas disseram ter ouvido cerca de 357 milhões de tiros , durante o qual a população mexicana foi pega no fogo cruzado e morta".


O texto está traduzido pelo google tradutor, por isso a baixa qualidade do português. Mas pera ae, as testemunhas ouviram 357 milhões de tiros?! E contaram como?! Tem muito mais bizarrices, tipo:
Leonhart disse que a DEA isolou isolaram os 761.606 quilômetros quadrados da cena do crime , que está cheio de corpos crivados de balas e rifles de assalto, e coberto de sangue.
O inquérito do DEA até agora determinou que 20 milhões de vítimas das que foram assassinadas no tiroteio estavam dirigindo, andando de bicicleta ou a caminho de suas casas, e que balas perdidas mataram mais 8 milhões de pessoas que estavam assistindo à violência de suas janelas ou varandas. Um adicional de 1.000.000 filhos que saíram para vingar a morte de seus pais foram aniquilados nos minutos finais ao tentar suas vinganças.
Ok. Informação surtada identificada. Segundo passo? Buscar outras fontes. Não há. Apesar do México estar vivendo uma pico de sua crise no combate ao crime organizado, esse tiroteio e tudo que a matéria diz é pura invenção. Na verdade, o México viver uma crise, sobretudo na relação dos criminosos com a imprensa, como  mostrou bem essa reportagem da TV Globo:
Buscamos ainda informações em todos os principais portais de notícia do mundo sobre a tal chacina geral no México. Nada foi encontrado. No meio da apuração, descobrimos que os cidadãos de lá estão em uma campanha no Twitter chamada #MexicoRojo, o que significa México Vermelho, o que indica o caos da guerra.
Com essa tag, a maioria dos twits falavam principalmente sobre a notícia do jornalista morto. Encontramos então um mexicano que repercutiu a manchete twitada pela sua fonte oficial, o The Onion.
Além do RT com manchete e link, a parte autoral da mensagem diz: "Nem tão longe da realidade, risos". Mentira explicitada, mas caso ainda não desvendado.
Até que... no meio da madruga, uma idéia. Pesquisar sobre a fonte! E por acaso vocês sabem o que é The Onion? Eu não sabia... e acho que nem os editores do Papo Tabu. A Wikipédia ensina: 
"The Onion é um jornal satírico norte-americano, com sede na cidade de Nova Iorque. Originalmente publicado em versão impressa, o The Onion é hoje reconhecido como um dos maiores sites de humor dos Estados Unidos.
O humor do The Onion baseia-se na paródia de eventos jornalísticos reais, colocando satirizando tanto os eventos noticiados como os estilos de apresentação dos meios de comunicação."
Pronto. Piada foi publicada como notícia, infelizmente. Para entender um pouco mais sobre o The Onion e fragilidade da internet (com seus copiadores e coladores) você também pode ver esse artigo, do Observatório da Imprensa.
Essa não é a primeira grande mentira da imprensa, nem será a última. Lembram o que o Hempadão publicou no dia 1 de abril? A maior mentira do jornalismo canábico brasileiro!

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas